Notícias

Ver Todos as Notícias
Dicas de como cuidar da saúde bucal do seu filho

Dicas de como cuidar da saúde bucal do seu filho

Escovando e passando o fio dental


Utilize uma pequena quantidade de creme dental fluoretado(próximo do tamanho de um grão de arroz). Assim que houver dois dentes um ao lado do outro, passe fio dental entre eles uma vez ao dia. Você pode utilizar fios dentais comuns ou suportes plásticos especiais para fio dental.

 

Em algum momento, seu filho desejará escovar seus dentes por conta própria.Deixe-o tentar. Mas, depois, você deve escovar os dentes de seu filho uma segunda vez. A maioria das crianças não consegue escovar bem seus próprios dentes antes de completar oito anos de idade.

 

Nutrição


Aquilo que seu filho come é tão importante para dentes saudáveis quanto a frequência com que seu filho se alimenta. Lanches muito frequentes podem aumentar o risco de cárie.

 

A cárie pode se desenvolver quando alimentos contendo açúcar são mantidos na boca por muito tempo. As bactérias que vivem nos dentes se alimentam desses resíduos de comida, produzindo um ácido que desmineraliza o esmalte do dente. Entre refeições ou lanches, a saliva lava o ácido. Se seu filho está sempre comendo, não haverá tempo para que o ácido seja lavado.

 

Quando as pessoas pensam em açúcar, lembram-se do açúcar branco encontrado em balas e confeitarias, mas todos os alimentos que contêm carboidratos irão, no final das contas, serem quebrados até a forma de açúcares.

 

Consultas odontológicas


Pais de primeira viagem normalmente se perguntam: "quando meu filho deve ir pela primeira vez ao dentista?” Seu filho deve ir a um dentista em uma época próxima a seu primeiro aniversário.

 

A ideia de visitas precoces ao dentista ainda é surpreendente para muitos pais de primeira viagem. No entanto, estudos mostraram que crianças em idade pré-escolar estão apresentando mais cárie.

 

Perdendo os dentes de leite:


Em média, as crianças começam a perder seus dentes de leite quando têm cerca de seis ou sete anos de idade. Caso seu filho perca seus dentes antes ou após este momento, fique tranquilo, isso não significa que há algo de errado com ele. A maioria das crianças perde seus dentes na mesma ordem em que vieram. Por exemplo, eles perdem o dente central inferior primeiro.

 

Ortodontia desde cedo


As crianças de hoje tendem a colocar aparelhos ortodônticos bem mais cedo que no passado. Alguns pacientes começam o tratamento ortodôntico assim que atingem os seis anos de idade, pois é mais ou menos quando os dentes permanentes começam a nascer e os problemas ortodônticos se tornam aparentes. Já que a mandíbula da criança ainda está crescendo, esse é o momento ideal para corrigir um problema. 

Fonte: http://www.colgate.com.br/